La Paloma é um balneário, cujas praias têm características próprias muito marcantes.
Ao longo dos quase 20 quilômetros de costa, você encontrará praias calmas com águas rasas, praias com grandes ondas que surfistas de todo o mundo recorrem, praias muito concorridas, outras mais calmas, e pontos estratégicos para ver o pôr do sol.
Playa La Serena é uma praia com descida acessível e terraços de madeira. Possui rampas que permitem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. É também ideal para esportes na areia devido à sua grande extensão, e para longas caminhadas. É uma praia frequentada por famílias, jovens e surfistas que aproveitam as ondas de esta praia de mar aberto.
É constituída por dunas que se encontram em fase de recuperação, portanto os visitantes são convidados a utilizar os corredores de madeira que foram criados para preservar as dunas.
Possui serviço de salva-vidas e durante o verão você encontra diversos bares de praia.
Desfrute da gastronomia local oferecida pelos restaurantes da região.
De uma aliança entre fornecedores e empresas gastronômicas surge a “Sabores de Rocha” que o convida para saborear pratos confeccionados com produtos locais para reforçar a identidade gastronômica de Rocha.
A Laguna de Rocha faz parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SNAP) do Uruguai. É composta por aproximadamente 22.000 hectares incluindo 7.200 de corpo d’água, morros, planícies, linha costeira e parte da plataforma oceânica. Também foi declarado em 1977 Parque Nacional Lacustrine e Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.
A Trilha Barra de la Laguna começa no espelho d’água e faz a primeira parada no observatório de pássaros. A Laguna de Rocha é o lar de mais de 220 espécies de pássaros. A trilha continua até chegar à barra de areia que separa a lagoa do Oceano Atlântico e termina na área das dunas.
Vários tipos de golfinhos e baleias coexistem nas costas de La Paloma durante o ano e muitas vezes podem ser vistos da costa, dos mirantes ou do molhe.
La Paloma faz parte da rota da Baleia-Franca-Austral. De julho a outubro, eles passam pelo Uruguai em sua migração e muitas vezes podem ser vistos da costa.